sábado, 23 de novembro de 2013

Edinaldo Filgueira um Homem de Ferro e de Flor

Edinaldo Filgueira tinha 36 anos e foi o fundador do jornal O Serrano, que circulava em Serra do Mel e localidades próximas, e também era o responsável pelo blog do periódico. Além de jornalista e blogueiro Edinaldo era ator e diretor de teatro, promotor de eventos, empresário, militante político (presidente do PT), conselheiro tutelar e professor.

Edinaldo Filgueira entrevista a governadora Rosalba Ciarlini
O blogueiro era um dos principais opositores à gestão do PSDB na cidade, situada numa região com forte incidência do crime organizado. Na véspera do crime, Ednaldo havia publicado no blog uma enquete perguntando à população se era possível acreditar na prestação de contas da prefeitura. No dia seguinte, o blogueiro recebeu ligações anônimas com ameaças e cobranças de retirada da enquete do site, o que ocorreu em seguida. Poucas horas depois, enquanto fechava o seu local de trabalho, três homens o abordaram e dispararam seis tiros. 

A morte comoveu todo o país e teve repercussão internacional com artigos em sites de vários órgãos de imprensa especialmente da Europa e América do Norte. O jornalista Luis Nassif, baluarte do jornalismo brasileiro, catalogou a morte de Edinaldo como a do primeiro blogueiro assassinado no Brasil por sua atividade jornalista. Por conta disto os Blogueiros reunidos no II Encontro Nacional de Blogueiros decidiram instituir o dia 15 de junho como o DIA NACIONAL DO BLOGUEIRO em memória de Edinaldo Filgueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário